Em setembro foram produzidos em Portugal 30.248 veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo-se verificado um forte crescimento de 101,5% relativamente ao mês homólogo do ano anterior.

Por tipo de veículos, o crescimento mais elevado foi observado nos automóveis ligeiros de passageiros, seguidos dos veículos comerciais ligeiros. Já a produção de veículos pesados registou uma forte queda, tal como já havia sucedido em meses anteriores.

Quanto ao total produzido nos primeiros nove meses de 2018, registou-se um crescimento de 87,3%,  correspondendo a 219.792 unidades fabricadas.

A informação estatística relativa aos últimos nove meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,1%dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, tendo as exportações registado um crescimento acumulado de 111,0% em termos homólogos.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 90,2% – com a Alemanha (21,4%), França (14,6%), Itália (11,9%) e Espanha (10,1%) no topo do ranking. Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, liderado pela China (3,5%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

 

Fonte: Auto Monitor