Novo Volkswagen Golf, fique a saber tudo sobre a oitava geração do best-seller europeu.

Volkswagen Golf 8

O novo Volkswagen Golf acaba de ser revelado. Fomos até Wolfsburgo, Alemanha, a casa da Volkswagen, para conhecer a oitava geração daquele que é, indubitavelmente, um dos modelos referenciais também da indústria.

Começamos a conhecer os primeiros detalhes da nova geração, mas para já, a primeira observação terá de ser “ainda parece um Golf”.

 Se o primeiro Golf foi um corte radical com o Carocha, desde então, a palavra de ordem tem sido evolução e não revolução — existem vozes críticas em relação a esta abordagem, mas os resultados são incontestáveis. Continua a ser um modelo com a mais forte das identidades.
“O futuro da Volkswagen começa com o novo Golf.”
Herbert Diess, CEO da Volkswagen

Volkswagen golf MK8 2020

Volkswagen golf MK8 2020

A linhagem é óbvia, desde o primeiro Golf de 1974 ao novo Golf VIII. Repare-se na silhueta de dois volumes, ou no robusto pilar C.

A nova geração diferencia-se, essencialmente, nas extremidades. A frente revela um capot abaulado, com os faróis numa posição baixa, à imagem do Passat ou Arteon; os faróis em si (com nova assinatura luminosa), como as óticas traseiras, assumem um contorno mais recortado.

O novo Volkswagen Golf junta-se à lista de modelos disponíveis no mercado que projetam o logótipo no chão, um “mimo” disponível de série a partir do nível de equipamento Life.

De perfil, a maior diferença reside na presença do que os designers da Volkswagen chamam de Tornado Line, ou seja, a reta que define a linha de cintura, unindo a dianteira e a traseira, contornando a traseira do veiculo, de forma ininterrupta.

Revolução interior digital

Se o exterior evolui cuidadosamente uma herança de 45 anos, no interior, a digitalização revolucionou-o. De série todos os Golf vêm com o Digital Cockpit (10,25″) em complemento ao sistema de info-entretenimento composto por um ecrã tátil de 8,25″, que parecem unidos, criando uma nova arquitetura digital.

Volkswagen golf MK8 2020

Em opção, o espaço digital do condutor pode ser melhorado com dois sistemas de info-entretenimento com ecrãs de 10″. Em conjugação com o sistema de navegação Discover Pro, permite criar o Innovision Cockpit, que pudemos ver em estreia no Volkswagen Touareg. Existe ainda a possibilidade de ter um head-up display com projeção no para-brisas.

 

“(O Golf) é um clássico intemporal para todos.”

Herbert Diess, da CEO Volkswagen

Controlar as luzes ou o desembaciador é efetuado agora através de um novo painel digital à esquerda do painel de instrumentos. O digital chegou até à operação do teto panorâmico, efetuado através de um slider tátil.

No que diz respeito à conectividade, podem contar com tomadas usb-c à frente e atrás. Está disponível também uma plataforma de carregamento wireless. Já a conduta de ar condicionado que serve os ocupantes traseiros tem agora regulação independente da temperatura.

Volkswagen golf MK8 2020

Eletrificação e Diesel em destaque

No que toca às motorizações, a Volkswagen destaca a hibridização das motorizações. A eletrificação não é uma novidade absoluta no Golf — o antecessor já possuía uma versão elétrica e uma híbrida plug-in.

No novo Golf a Volkswagen reforça os argumentos híbridos, duplicando o número de híbridos plug-in, e pela primeira introduz variantes mild-hybrid (48V) identificadas sob a sigla eTSI.

Estas últimas compreendem potências de 110 cv (1.0 Turbo de três cilindros), 130 cv e 150 cv (ambos 1.5 turbo com quatro cilindros), com a Volkswagen a prometer uma redução de 10% nos consumos (WLTP) — todas elas serão comercializadas em Portugal. As versões mild-hybrid estão equipadas, exclusivamente, com uma caixa DSG de sete velocidades.

Nos híbridos plug-in (eHybrid), a sigla GTE está de regresso, mas agora com 245 cv. Foi introduzida uma versão menos potente na gama híbrida plug-in, que herda a potência de 204 cv do anterior GTE e que surge apenas catalogada como eHybrid.

Ambas recorrem a uma bateria que tem agora 13 kWh, prometendo autonomias em modo elétrico até próximo dos 60 km (ciclo WLTP) e estão equipados com uma caixa DSG de 6 velocidades.

Volkswagen golf MK8 2020

Ainda nas motorizações, o Diesel mantém-se na oitava geração. O 1.6 TDI desaparece da gama, ficando apenas o 2.0 TDI em duas versões, com 115 e 150 cv. Estreia uma nova tecnologia “twin-dosing”, composta essencialmente por dois catalisadores de redução seletiva (SCR), que reduzem significativamente as emissões NOx em 80%. Também é mais eficiente, com promessa de consumos reduzidos em 17%.

Por fim, estarão disponíveis duas motorizações TSI de três cilindros, com 90 e 110 cv — apenas a de 110 cv (com caixa manual) vem para Portugal —, que funcionam sob o ciclo Miller e uma TGI (GNC) com 130 cv.

E o e-Golf? Com o lançamento do novo ID.3 e segundo a Volkswagen, ter o e-Golf na gama deixa de fazer sentido, pelo que foi descontinuado nesta geração.

Car2X, sempre ligado

A conectividade é um trunfo importante da oitava geração do novo modelo. O novo Volkswagen Golf será o primeiro a poder ligar-se ao seu ambiente, de série em todas as versões, via Car2X, ou seja, poderá receber informações não só da infraestrutura de tráfego, como também de outros veículos até uma distância de 800 m, notificando o condutor através do seu interface.

Em caso de alertas, pode também comunicar com outros veículos que possuam esta capacidade.

Volkswagen golf MK8 2020

GTI, GTD e R

As versões mais vitaminadas do novo Golf só serão conhecidas durante o próximo ano, mas podemos confirmar que haverá um Golf GTI e a acompanhá-lo um Golf GTI TCR.

Continuará a existir um Golf GTD e, claro, no topo da gama dos Golf mais vitaminados teremos um novo Golf R.

GTI, GTD e R

As versões mais vitaminadas do novo Golf só serão conhecidas durante o próximo ano, mas podemos confirmar que haverá um Golf GTI e a acompanhá-lo um Golf GTI TCR.

Continuará a existir um Golf GTD e, claro, no topo da gama dos Golf mais vitaminados teremos um novo Golf R.

Novos equipamentos

A nova gama girará à volta de novas especificações de pacotes de equipamento — esqueçam os Trendline ou os Highline. Dêem as boas vindas ao nível base “Golf”, seguido dos Life, Style e R-Line.

Mesmo no nível mais básico temos faróis e óticas LED, arranque Keyless, cockpit digital, serviços e funções We Connect e We Connect Plus, volante multi-funções, ar condicionado automático, Lane Assist, Front Assist (com deteção de peões) e, como já mencionámos Car2X.

Volkswagen golf MK8 2020

Uma das grandes novidades do Volkswagen Golf 8 é que para além dos upgrades online, é possível também comprar novos opcionais após a compra. Tecnologias como Cruise Control Adaptativo, Light Assist, sistema de navegação, hotspot wi-fi, controlo por voz, entre outras, poderão ser adquiridas depois da aquisição do carro.

Para quem gosta de ouvir música no carro, está disponível um novo sistema de som opcional da Harman Kardon com 400 W.

O Volkswagen Golf é também o primeiro Volkswagen a ser disponibilizado com a Alexa, a assistente virtual da Amazon. Através de comandos por voz é possível fazer compras online, modificar a agenda pessoal, ou fazer perguntas mais triviais como saber, por exemplo, qual o estado do tempo em determinada cidade.

Foi há muito pouco tempo que a Amazon introduziu a língua portuguesa no seu assistente virtual, no entanto, para já apenas Português do Brasil.

Volkswagen golf MK8 2020

Quando chega?

As primeiras entregas do novo Volkswagen Golf iniciam-se no próximo mês de dezembro, na Alemanha e na Áustria, com os restantes mercados a recebê-los nos primeiros meses de 2020 — para o mercado português a previsão de chegada é para o mês de março, poderá ser encomendado a partir de dezembro.

Volkswagen golf MK8 2020

 

 

 

Fonte: Razão Automóvel