A BMW apresentou a terceira geração do seu SUV de formato coupé que deverá chegar aos mercados no próximo novembro.

O novo modelo alemão, que tem, recorde-se, a mesma plataforma CLAR do X5, cresceu 26 mm em comprimento (faz agora 4,94 metros), 15 mm em largura (2004 mm) e 42 mm na distância entre eixos (2975 mm). Em termos de altura está 6 mm mais baixo que o modelo anterior. A capacidade da mala é igual à do modelo anterior: 580 litros, extensível a 1530 litros com o rebatimento dos bancos traseiros (proporção de 40:20:40).

Em termos de design, o novo X6 apresenta-se com linhas mais angulares e uma maior grelha que poderá (em opção) ser iluminada – no abrir e fechar e portas, e durante a condução. Destaque também para a estreia da iluminação Laserlight, capaz de alcançar até 500 metros de distância, em combinação com uns faróis LED Matrix.

No interior, com revestimentos em couro Vernasca, o destaque vai para a mais recente versão do Live Cockpit com o sistema iDrive, que inclui um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um ecrã central com a mesma dimensão, assistente por voz “Hey, BMW”, controlos por gestos, ligação wifi, carregamento por indução para smartphone e compatibilidade com o sistema Apple Carplay.

No respeitante a motorizações, o novo SUV alemão conta com os motores Diesel xDrive30d com 265 CV e M50d de 400 CV, e pelos gasolina sDrive40i e xDrive40i com um 3.0 de seis cilindros biturbo com 340 CVcom 477 Nm (mais 37 CV e 47 Nm face ao anterior). O topo de gama é o M50i com um V8 4.4 biturbo de 530 CV de potência e 750 Nm de binário, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingir uma velocidade máxima (limitada) a 249 km/h.

Todas as versões contam com caixa automática de oito velocidades Steptronic com conversor de binário. As versões M Sport trazem de série escape desportivo (opcional na restante gama). Há um diferencial autoblocante controlado eletronicamente, opcional nas versões M Sport e incluído no pack xOffroad (disponível nas versões x40i e x40d).  As jantes de série são de 19 polegadas, havendo opção até 22 polegadas. O X6 está disponível nas linhas de equipamento xLine e M Sport.

O chassis tem uma configuração independente em ambos os eixos (de triângulos sobrepostos à frente e de cinco braços atrás). A suspensão de série é de molas helicoidais e com amortecimento regulável Dynamic Damper Control. Em opção, a suspensão Adaptive M Professional, com barras estabilizadoras ativas e quatro rodas direcionais, e de amortecimento pneumático. Destaque para o pacote Dynamic Handling, com direção ativa e barras ativas.

Em termos de sistemas de segurança, destaque para o sistema Active Driving Assistant (cruise control com sistema stop & go), detetor de ângulo morto, aviso de colisão dianteira e assistente de estacionamento. Entre as opções, aviso de colisão e deteção de peões e de ciclistas com sistema de travagem em cidade, aviso de colisão lateral, mudança de faixa automática e sistema de manutenção na faixa de rodagem.

 

Fonte: Auto Monitor