O Abarth 695 70º Anniversario é o especial e limitado presente da Abarth, na comemoração dos 70 anos de vida da marca do escorpião.

Apresentado no evento Abarth Days 2019, que ocorreu no passado fim de semana (5 e 6 de outubro), em Milão, Itália, o Abarth 695 70º Anniversario foi o ponto alto das comemorações do 70º aniversário da marca italiana.

Esta edição especial do pequeno, mas efervescente, 695 está limitada a 1949 unidades — o ano em que Carlo Abarth fundou a empresa com o seu nome —, e traz com ele mais que apenas “cosmética”.

O destaque vai todo para o novo spoiler traseiro, com este a ser manualmente ajustável, uma estreia absoluta no modelo. Denominado “Spoiler ad Assetto Variabile”, não é só para show — o seu desempenho foi testado no túnel de vento da FCA em Orbassano, a sul de Turim, Itália.

São 12 posições à escolha, que permitem regular a inclinação do spoiler entre os 0º e os 60º garantindo. Na sua posição mais vertical (60º), 42 kg extra de carga aerodinâmica a 200 km/h.

A Abarth garante maior estabilidade a altas velocidades, sobretudo em circuitos rápidos, usando como exemplo a Curvone (curva grande) do circuito de Vallelunga (Itália), que permitiu reduzir em quase 40% as correções à direção.

E mais?

O “Spoiler ad Assetto Variabile” é acompanhado por um visual exclusivo. O Abarth 695 70º Anniversario apresenta um esquema de cores exclusivo, ao combinar o novo tom verde Monza 1958 — um tributo ao primeiro 500 Abarth, com cor idêntica, que alcançaria seis recordes internacionais nesse ano no circuito de Monza —, com apontamentos em cinzento Campovolo, como o próprio spoiler o demonstra.

O aspeto único continua no interior com bancos exclusivos tricolores da Sabelt, além de integrar uma placa numerada.

Mecanicamente tudo na mesma. O Abarth 695 70º Anniversario está equipado com o veterano 1.4 Turbo, aqui na sua variante mais potente e com rugido apurado, graças ao escape ativo Record Monza. São 180 cv e 250 Nm de binário máximo, capaz de atingir os 100 km/h em apenas 6,7s e atingir os 225 km/h de velocidade máxima — se o novo spoiler tiver na posição a 0º.

Vem ainda equipado ainda com jantes SuperSport de 17″ e travões de disco Brembo — 305 mm à frente e 240 mm atrás —, com pinças de quatro êmbolos pintadas a vermelho.

O Abarth 695 70º Anniversario já está disponível em Portugal, mas não foram ainda avançados preços.

 

Fonte: Razão Automóvel